No dia 7 de fevereiro celebra-se o Dia Internacional da Internet Segura. A data foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar as organizações e usuários da rede em relação ao uso livre e seguro da internet.
Hoje, existem algumas medidas técnicas e administrativas que podem e devem ser adotadas para garantir a segurança da informação e a proteção de dados, evitando que ocorram incidentes que podem gerar graves prejuízos financeiros e riscos comerciais.
SAIBA MAIS: Custos com violação de dados chegam a US $4,35 milhões por infração
Além do investimento em ferramentas que possibilitem a incorporação de mais segurança às atividades online, a conscientização dos colaboradores, por meio de treinamentos, e dos usuários em geral, por meio de campanhas, é essencial para que os riscos sejam mitigados e possa haver mais segurança no tratamento e tráfego de dados.
Cada vez mais, as empresas investem em infraestrutura de segurança e treinamentos.
Por outro lado, como usuário comum, é possível adotar medidas simples para fortalecer a segurança, tais como:
- manter o antivírus e o sistema operacional do computador atualizado;
- utilizar senhas diferentes e combinações fortes (números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais) para cada tipo de acesso (bancos, e-mails; mídias sociais; sites de compras, etc);
- não salvar as senhas no navegador e alterá-las com periodicidade;
- verificar a segurança das lojas comerciais on-line (existência do símbolo de “cadeado” na barra do endereço URL da página web da loja virtual);
- não utilizar redes wif-fi públicas ou compartilhadas para fazer compras ou pagamentos;
- somente baixar aplicativos em lojas oficiais;
- ficar atento para não cair em golpes por meio de e-mails phishing (e-mails falsos com links para promoções de lojas virtuais, supostos boletos bancários, álbuns de fotos enviados supostamente por engano, etc.);
- ler os termos de uso das plataformas para entender o que é feito com os dados pessoais;
- utilizar a verificação de contas em duas etapas cadastrando um número de celular ou e-mail alternativo para que seja enviada a autenticação quando do acesso de contas de e-mail e redes sociais.
Um estudo da plataforma Statista apontou que o Brasil é o 5º país mais conectado à internet no mundo, possuindo cerca de 165 milhões de usuários, perdendo apenas para Indonésia, Estados Unidos, Índia e a campeã China com mais de 1 bilhão de pessoas conectadas. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), publicada pelo Governo Federal, 90% dos lares brasileiros possuem acesso à internet.