TECNOLOGIA AQUECE MERCADO DE M&A NO SUL DO BRASIL

Por:
Públicada em: quarta-feira, janeiro 19, 2022

O ano de 2022 começou muito aquecido no mercado fusões e aquisições na região sul do Brasil. Duas das grandes operações que foram anunciadas demonstram que o segmento de tecnologia e startups vem sendo a grande força motriz do movimento: a aquisição da Swipe pela Conta Azul; e a compra da ProJuris pela Softplan, duas operações com participação direta do Martinelli Advogados.

A plataforma de gestão de negócios para micro e pequenas empresas Conta Azul adquiriu 100% da Swipe, especializada em soluções personalizadas de carteiras digitais. Em toda a transação, o Martinelli Advogados assessorou a companhia, realizando a due diligence completa, elaboração e discussão de contratos (compra e venda e pagamentos em ações, entre outros) e atos societários (alteração do contrato social, quadro societário e estrutura de governança). A aquisição é parte da estratégia da Conta Azul de acelerar a oferta de soluções bancárias para seus clientes, donos de negócio e contadores, automatizando e simplificando a gestão da tesouraria das empresas.

A outra grande operação realizada no período foi a aquisição da startup Projuris – especializada em software para departamentos jurídicos – a pela empresa de tecnologia Softplan. Nessa operação, o Martinelli Advogados atuou no processo de due diligence, ferramenta utilizada para avaliação detalhada da situação da empresa adquirida, como um um processo de auditoria para encontrar riscos e oportunidades em um negócio. A aquisição fortalece a estratégia de crescimento da Softplan no mercado jurídico.

O movimento de compras de startups que a região Sul vem observando nos últimos anos representa uma alternativa aos tradicionais investimentos em pesquisa e desenvolvimento realizados pelas empresas de maior porte, como explica a sócia Cíntia Meyer, especializada em M&A:

“Em muitos casos, pode ser mais interessante adquirir um produto ou serviço já desenvolvido do que começar tudo do zero, internamente. Contudo, para transações que envolvam cifras consideráveis, é sempre importante estar seguro do que se está adquirindo, e contar com o assessoramento de especialistas nesse processo pode fazer toda a diferença”.

Assim, é possível prever que o movimento em torno da aquisição de startups na região deve se fortalecer ainda mais. “Esses aportes não são algo isolado no mercado, uma vez que operações de M&A envolvendo tecnologia tendem a ser constantes”, explica Cíntia.

Cíntia complementa: “Para obter bons resultados, todas as partes precisam cuidar de perto do processo e ter o apoio de profissionais com experiência para garantir a segurança jurídica que uma transação como essa, que normalmente envolve cifras consideráveis, exige. Fusões e aquisições estão ligadas diretamente ao planejamento estratégico tanto da empresa que está em processo de comercialização, quanto da compradora. É necessário estabelecer e cumprir as regras para que o negócio se desenrole da melhor maneira.”

FALE COM A NOSSA EQUIPE




    TECNOLOGIA AQUECE MERCADO DE M&A NO SUL DO BRASIL | Martinelli Advogados

    Cadastre-se agora!

    Deixe seu email para receber novidades do Martinelli.