SUCESSO NO CAMPO | PLUMAGEN REFORÇA MERCADO DE OVOS NO BRASIL

Por:
Públicada em: sexta-feira, agosto 12, 2022

Fonte: Sucesso no Campo | Publicado em 12/8/2022 | Clique aqui e veja a publicação original

Martinelli Advogados auxilia na criação da nova empresa resultado da parceria entre o grupo Pluma e a Hendrix Genetics

Para continuar crescendo em um mercado cada vez mais competitivo, empresas do agronegócio têm firmado parcerias por meio de fusões e aquisições para não precisarem começar um negócio do zero. Um exemplo é a operação entre a Pluma Agroavícola do Brasil e a Hendrix Genetics da Holanda, que neste ano iniciaram um relacionamento comercial através da Pluma Genetics, uma empresa criada para a produção e distribuição das linhagens de aves de postura.

O grupo Pluma, que detém 99% de participação na nova empresa, tem grande expertise em genética voltada para avicultura de corte e agora, com a aquisição, está entrando no setor de genética voltado à avicultura de postura. A operação entre Pluma e Hendrix foi possível com o apoio da equipe de fusões e aquisições do Martinelli Advogados, que foi responsável pelo cumprimento de uma série de protocolos jurídicos necessários à concretização da negociação.

Guilherme Gama de Oliveira, um dos advogados responsáveis pelas negociações, explica que antes de iniciar um processo de fusão e aquisição, é realizado um inventário com todo o histórico das empresas envolvidas. “Fizemos análises para ver se há riscos de negociação ligados às esferas tributárias, contratuais, trabalhistas e propriedade intelectual. Com isso, as partes envolvidas avaliam os riscos da operação e decidem se aceitam ou não seguir com a negociação e com a operação”, observa.

O principal ponto, completa Gama, é que expandir um negócio de forma segura requer toda uma análise sobre a estrutura jurídica. “Para a PlumaGen, por exemplo, fizemos toda a estruturação da nova empresa para que ela alcance o seu objetivo de tornar-se um grande player no mercado de produção de genética das raças de Matrizes Poedeiras, através das linhagens Dekalb e Hisex”, atualmente de propriedade do grupo holandês Hendrix Genetics. As negociações, acrescenta o advogado, começaram no final do ano passado e foram finalizadas no final de maio deste ano. “Crescer no ambiente empresarial é uma questão estratégica. Para isso, todos os aspectos legais precisam estar em conformidade”, completa.

Com a parceria, a PlumaGen irá adquirir as matrizes da Hendrix Genetics Brasil, multiplicá-las e distribuí-las para todo o Brasil e alguns países da América do Sul. “A horizontalização do setor por meio da aquisição ou fusão com empresas atuantes em cadeias produtivas complementares é uma ação que ajudará a acelerar o desenvolvimento do agronegócio brasileiro”, pontua Gama.

De acordo com o advogado do Martinelli, operações de fusões e aquisições envolvendo companhias do agronegócio tendem a ser constantes devido ao grande crescimento do setor, o qual é extremamente relevante no mercado brasileiro. Mas, para obter bons resultados, Gama afirma que todas as partes precisam cuidar de perto do processo e ter o apoio de profissionais com experiência para garantir a segurança jurídica que uma transação exige. Fusões e aquisições estão ligadas diretamente ao planejamento estratégico tanto da empresa que está em processo de comercialização, quanto da compradora. “É necessário estabelecer e cumprir as regras para que o negócio se desenvolva da melhor maneira”, salienta.

O intuito desta fusão, que deu origem ao início das atividades da PlumaGen, é fortalecer cada vez mais um mercado em expansão. De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), somente no ano passado o Brasil produziu mais de 54 bilhões de unidades de ovos, o maior volume já registrado.

FALE COM A NOSSA EQUIPE

SUCESSO NO CAMPO | PLUMAGEN REFORÇA MERCADO DE OVOS NO BRASIL – Martinelli Advogados

Cadastre-se agora!

Deixe seu email para receber novidades do Martinelli.