SELO MAIS INTEGRIDADE PREMIA COOPERATIVAS DO AGRONEGÓCIO

Por:
Públicada em: terça-feira, fevereiro 28, 2023

No dia 14 de fevereiro ocorreu, no Auditório da Apex-Brasil, a já tradicional cerimônia de premiação do Selo Mais Integridade. O Comitê Gestor do Selo Mais Integridade concedeu a premiação “versão verde” – primeira concessão – para oito novas empresas e três cooperativas, além de ter aprovado a renovação de 17 empresas que alcançaram o selo em outras edições.

A possibilidade de solicitação do selo pelas cooperativas só veio na segunda edição da premiação, e neste ano três cooperativas do agronegócio alcançaram o reconhecimento pelo Comitê Gestor do Selo Mais Integridade. A presença dessas cooperativas demonstra que a premiação – que se iniciou sem a previsão de participação dessas entidades – vem se consolidando e disseminando com sucesso boas práticas de integridade e sustentabilidade no agronegócio. 

A premiação da edição 2022/2023 foi transmitida ao vivo pelo canal no YouTube do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e contou com a participação das empresas e cooperativas premiadas.

O selo de integridade do MAPA foi instituído com o objetivo de fomentar, reconhecer e premiar boas práticas de empresas e cooperativas do agronegócio sob a ótica da responsabilidade social, da sustentabilidade ambiental e da ética e empenho para a mitigação das práticas anticorrupção, mediante a análise de pilares dos programas de integridade dos interessados.

Para concorrer ao selo, as empresas e cooperativas do agronegócio devem demonstrar requisitos sob o enfoque anticorrupção, trabalhista e de sustentabilidade.

As avaliações técnicas são feitas pela área de integridade do MAPA, com base na documentação encaminhada pelas empresas e cooperativas interessadas. O comitê gestor, composto por um rol de instituições públicas e privadas, analisa essas avaliações técnicas ficando encarregado da homologação do resultado final.

A implementação de programas preocupados com a governança e integridade, com os aspectos sociais e com a sustentabilidade ambiental, vai além da conquista de certificados, premiações e selos. As estruturas criadas a partir de tal implementação visam a proteger a imagem e reputação das organizações, dar transparência e promover a sustentabilidade dos negócios.

No que se refere especificamente ao enfoque anticorrupção, representado por requisitos relacionados aos programas de integridade das empresas e cooperativas, é percebido no próprio desenvolvimento de uma cultura organizacional baseada em elevados valores e padrões de conduta, constituindo política fundamental a ser constantemente promovida e incentivada pelos gestores e colaboradores. A gestão de riscos de integridade é considerada componente fundamental da boa governança, condição que dá às atividades das empresas e cooperativas não apenas legitimidade e confiabilidade, como também eficiência, tendendo a melhorar o custo suportado no acesso ao capital, pois repercute na confiança daqueles que o fornecem.

As empresas e cooperativas que tiverem interesse em obter ou renovar o Selo Agro Mais Integridade no ciclo 2023/2024 já devem se preparar para cumprir os requisitos de avaliação e habilitação, pois as inscrições iniciam-se em 1º de março.

Os interessados podem se inscrever até o dia 2 de junho de 2023, e devem seguir a Portaria MAPA n. 542/2022.

Vanessa Lima Nascimento, advogada especialista em Compliance no Martinelli Belo Horizonte

FALE COM A NOSSA EQUIPE




    SELO MAIS INTEGRIDADE PREMIA COOPERATIVAS DO AGRONEGÓCIO | Martinelli Advogados

    Cadastre-se agora!

    Deixe seu email para receber novidades do Martinelli.