REVISTA COPACOL | DE ACORDO COM A LEI

Por:
Públicada em: terça-feira, agosto 4, 2020

Fonte: Revista Copacol | Publicado em 4/8/2020 | Clique aqui para ver a publicação original

Copacol realiza mapeamento legal, ambiental e regulatório de todas as atividades

Promover o uso racional e a preservação dos recursos naturais é uma das premissas do Propósito Estratégico RG Copacol, elaborado no ano passado e colocado em prática gradativamente em todas as áreas da Cooperativa.

A ação engloba as atividades internas da Cooperativa e dos cooperados que atuam nas integrações e será conduzida pela Assessoria de Meio Ambiente em parceria com a Advocacia Martinelli, especializada em questões ambientais.

Segundo Celso Brasil, assessor de Meio Ambiente da Copacol, um dos principais objetivos deste projeto é realizar o mapeamento da legislação ambiental e regulatória mediante o assessoramento jurídico.

“Esse processo vai compreender a análise de documentação pertinente e legal para cada área e atividade da Cooperativa, bem como avaliação in loco das operações, visando identificar o grau de atendimento da prática com as exigências legais”, explica Celso.

Além disso, o projeto será aplicado aos cooperados que atuam com as atividades de integração de avicultura de corte, postura de ovos férteis, suinocultura, piscicultura (juvenil e terminação) e bovinocultura de leite.

“Para isso, serão avaliados, de forma amostral, algumas propriedades e os documentos obrigatórios como a licença ambiental, a outorga para uso de água, o registro na Adapar, o registro no Ministério da Agricultura, Registro no Ministério da Aquicultura, destino de resíduos e embalagens, entre outros”, relata.

O projeto teve início em maio e tem o prazo final previsto para julho de 2021. Até lá, vários questionários serão aplicados. Os documentos comprobatórios serão analisados pela equipe e as visitas as instalações da Copacol e propriedades ocorrerão após o fim da pandemia.

“Enquanto isso, agilizaremos o processo de análise de documentação e apresentaremos um diagnóstico parcial dos processos mapeados, com a identificação
dos riscos e pontos vulneráveis de cada atividade ou operação analisada, para que sejam tomadas as decisões pertinentes para cada situação”, finaliza Celso.

Revista Copacol – maio-junho 2020

FALE COM A NOSSA EQUIPE




    REVISTA COPACOL | DE ACORDO COM A LEI | Martinelli Advogados

    Cadastre-se agora!

    Deixe seu email para receber novidades do Martinelli.