A FINEP lançou em 29/5 edital para apoio a soluções inovadoras para o combate ao coronavírus. O limite de recursos totais desta rodada é de R$ 132 milhões, distribuídos de acordo com cada tema prioritário. O valor solicitado por projeto deverá ser de no máximo R$ 5 milhões. A modalidade de apoio será o Financiamento Não Reembolsável, a partir da forma direta (apoio centralizado na Finep). As inscrições estão abertas, e o período para envio de propostas segue até 21/6/2020.
O objetivo é apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras em produtos, destacando o desenvolvimento de ventiladores pulmonares, testes e diagnósticos, máscaras, filtros e equipamentos para descontaminação, desinfecção e esterilização, visando o combate à pandemia da COVID19, atuando na proteção de equipes da cadeia de atendimento médico-hospitalar, na redução da dependência internacional e no desenvolvimento de equipamentos para retomada das atividades pós-pandemia.
São temas prioritários da “Seleção Pública MCTIC/FINEP/FNDCT – Subvenção Econômica à Inovação – 02/2020 – Soluções Inovadoras para o combate ao COVID-19”:
• Soluções inovadoras em ventiladores pulmonares mecânicos e equipamentos suplementares de suporte a vida;
• Soluções inovadoras para testes diagnósticos e biosensores, reagentes e insumos associados;
• Soluções inovadoras para máscaras de proteção e equipamentos e sistemas de descontaminação, desinfecção e esterilização.