CRESCIMENTO DO CRÉDITO COOPERATIVO SUPERA MÉDIA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

Por:
Públicada em: sexta-feira, outubro 28, 2022

Nos últimos meses, as cooperativas de crédito se destacaram pelo forte crescimento. Segundo Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, o avanço do crédito cooperativo dos últimos 12 meses é proporcionalmente maior que o crescimento do sistema financeiro nacional – 29% no crédito cooperativo contra cerca de 17% do Sistema Financeiro Nacional.

Campos Neto destacou também a expectativa de que as cooperativas cresçam ainda mais com os avanços tecnológicos. Esses resultados mostram aos usuários do sistema financeiro as vantagens de se cooperar ao sistema, que se mostra cada vez mais competitivo e atrativo. 

Dados apresentados pelo Anuário Coop 2022 , conduzido pelo Sistema OCB, demonstram que. em 2021, as 763 cooperativas de crédito existentes no Brasil atingiram a marca de 7.976 unidades de atendimento, representando mais que a soma de dois dos maiores bancos do Brasil – Banco do Brasil (3.980 unidades) e Caixa Econômica Federal (3.372 unidades). Além disso, as cooperativas de crédito contam com 13,9 milhões de cooperados, 16% a mais em relação ao ano anterior, e geram 89 mil empregos diretos, 12% superior ao ano anterior, refletindo a maior adesão e confiança dos brasileiros nos produtos e serviços.

Para fortalecer ainda mais este crescimento – em conjunto com os avanços tecnológicos e as tendências digitais –, as cooperativas têm investido na digitalização das operações, permitindo aos cooperados mais alcance dos produtos. Um exemplo dessa otimização é o mecanismo de Open Banking, que promove a comunicação e a transparência sobre as ofertas do mercado e melhora dos produtos e serviços ofertados, demonstrando ao consumidor as vantagens em toda a rede competitiva, inclusive entre bancos tradicionais e cooperativas de crédito.

Ainda na intenção de fomentar o ecossistema, entrou em vigor em agosto a Lei Complementar 196/22, que moderniza o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, por meio de novas regras de governança, permissões para realização de campanhas, entre outras disposições relevantes.

É visível, portanto, o aumento significativo de cooperados e o crescimento de empregos gerados pelas cooperativas de crédito, que tendem a fortalecer cada vez mais seu papel no Sistema Financeiro Nacional, contribuindo para o aumento da competitividade com o restante do mercado e, consequentemente, atraindo um número maior de brasileiros para a utilização dos produtos e serviços.

Matheus Georges Helal, advogado da área de Compliance e Direito Digital do Martinelli Advogados do Paraná

FALE COM A NOSSA EQUIPE




    CRESCIMENTO DO CRÉDITO COOPERATIVO SUPERA MÉDIA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL | Martinelli Advogados

    Cadastre-se agora!

    Deixe seu email para receber novidades do Martinelli.