CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL FACILITARÁ RENEGOCIAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO CONTRA IMPACTOS DO CORONAVÍRUS

Por:
Públicada em: sexta-feira, março 20, 2020

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, em reunião extraordinária, duas medidas para apoiar as empresas contra os efeitos adversos do coronavírus na economia.

A primeira delas é a facilitação da renegociação das operações de crédito das empresas que possuem boa capacidade financeira e que estejam mantendo as atuais operações de crédito adimplentes. Portanto, essa medida deverá propiciar ajustes importantes nos seus fluxos de caixa e permitirá uma provável redução dos efeitos decorrentes do coronavírus.

Essa medida também dispensa as instituições financeiras de aumentarem as provisões para os casos de repactuação de crédito que sejam realizadas nos próximos seis meses (ao não exigir a observância dos incisos I e III do Parágrafo 1º do artigo 24 da Resolução 4.557).

A segunda medida permite a expansão da capacidade de utilização dos recursos dos bancos para realizar renegociações e manter o ritmo de concessões de crédito. Ou seja, essa ação aumenta a folga de capital dos bancos para manter ativas as concessões de crédito, além de permitir que a primeira medida tenha maiores efeitos econômicos.

Além do CMN, o BNDES avalia medidas a serem anunciadas nos próximos dias. A instituição estuda meios para reforçar a articulação junto a outros bancos, alavancando recursos para as empresas. Além desse reforço, o banco ainda deverá disponibilizar recursos com linhas novas e suspensão de pagamentos, permitindo maior fôlego para as empresas.

Na mesma linha, Banco do Brasil e Caixa já anunciaram um reforço de R$ 175 bilhões em suas linhas de crédito, e reservaram mais da metade desse valor para pessoas jurídicas e agronegócio.

FALE COM A NOSSA EQUIPE




    CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL FACILITARÁ RENEGOCIAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO CONTRA IMPACTOS DO CORONAVÍRUS | Martinelli Advogados

    Cadastre-se agora!

    Deixe seu email para receber novidades do Martinelli.