ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE MINISTÉRIOS DEVE AUMENTAR RECURSOS PARA INOVAÇÃO NO AGRO

Por:
Públicada em: quinta-feira, abril 29, 2021

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) assinaram em 7/4 um Acordo de Cooperação Técnica para implementar ações de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor agropecuário. Para as cooperativas, a iniciativa representa uma oportunidade para investimento em soluções inovadoras, tanto no desenvolvimento de produtos quanto em melhorias nos seus processos produtivos.

Por meio do acordo, a FINEP deve elevar a disponibilidade de recursos por meio de financiamento reembolsável (crédito) e não-reembolsável. O movimento também fortalece a FINEP como ferramenta de incentivo ao agronegócio no Brasil: nos últimos três anos, foram cerca de R$ 1 bilhão em recursos reembolsáveis investidos no setor. Para habilitação, as propostas devem contemplar temas prioritários do MCTI e MAPA, como:

– tecnologias habilitadoras nas áreas de inteligência artificial, internet das coisas, biotecnologia e nanotecnologia

– tecnologias de produção (indústria e agronegócio)

– segurança hídrica

– tecnologias para o desenvolvimento sustentável (bioeconomia, poluição e preservação ambiental)

– tecnologias nas áreas digital, de sustentabilidade, segurança alimentar e inovação aberta

O acordo também fomenta planos, programas e editais com recursos para novas tecnologias de capacitação e desenvolvimento do sistema produtivo, autonomia tecnológica, promoção da competitividade brasileira e sustentabilidade na cadeia do agronegócio (incluindo bioenergia e biomassa renovável). A cooperação também inclui a busca por fontes alternativas de recursos.

FALE COM A NOSSA EQUIPE

ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE MINISTÉRIOS DEVE AUMENTAR RECURSOS PARA INOVAÇÃO NO AGRO – Martinelli Advogados

Cadastre-se agora!

Deixe seu email para receber novidades do Martinelli.