ACIC | FINANÇAS EMBUTIDAS: SAIBA COMO EMPRESAS DE DIFERENTES RAMOS PODEM OFERECER SERVIÇOS FINANCEIROS

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Públicada em: terça-feira, novembro 23, 2021

Fonte: ACIC | Publicado em 10/2021 | Clique aqui e veja a publicação original

A evolução do sistema financeiro brasileiro vem criando uma série de novas oportunidades para empresas de todos os segmentos. O Open Banking, a Lei da Liberdade Econômica e os pagamentos instantâneos são alguns exemplos de como o Banco Central e o ambiente regulatório no Brasil têm se movimentado para atender as demandas do mercado. Entre essas inovações, destaca-se o sistema de Embedded Finance, ou Finanças Embutidas.

O sistema de Embedded Finance consiste na inclusão de serviços financeiros no portfólio de empresas de outros segmentos da economia, como agronegócio, varejo e tecnologia, entre outros. Entre esses serviços estão a concessão de empréstimos, seguros, créditos, contas e carteiras digitais. Uma projeção para os EUA da Bain Capital Ventures prevê que o mercado potencial do Embedded Finance para empreendedores,investidores, fintechs e titulares pode chegar a US$ 3,6 trilhões em 10 anos.

Principais vantagens do embedded finance

Para a empresa, a vantagem está na própria expansão do negócio, atendendo seus clientes além dos serviços já oferecidos antes. Com isso, é possível garantir ainda a fidelização do consumidor, que agora terá processos financeiros otimizados.

Além disso, o sistema oferece autonomia à empresa, que oferece o serviço de forma independente de bancos, gerando uma nova fonte de receita.

Cinco características do Embedded Finance

  • Aumento de serviços oferecidos pela empresa: a empresa vai além do modelo tradicional de atuação e começa a atuar na vida financeira dos clientes;
  • Transformação de “empresa” para “fintech”: com a mudança, é possível oferecer soluções financeiras por meio do site ou aplicativo da própria empresa; disponibilizando, assim, novos produtos ao usuário;
  • Cultura baseada em dados: quando o processo é adicionado ao planejamento de uma empresa, a cultura baseada em dados se torna imprescindível para que as soluções e serviços sejam úteis aos clientes;
  • Soluções personalizadas aos clientes: a partir da adesão ao serviço, é possível personalizar a experiência do usuário com base nas preferências e no comportamento do público-alvo;
  • Conexão com provedores de serviços Banking as a Service: com o serviço, bancos e instituições perderão parte dos clientes que agora conseguirão fazer todo processo em contato com uma única empresa. Porém, esta mesma empresa precisará do suporte que será feito por uma instituição do setor financeiro. Com isso, projeta-se um aumento de fusões e a criação de um ambiente plural e competitivo.

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