Martinelli Updates

Alerj aprova projeto de lei que amplia a alíquota do Fundo Orçamentário Temporário

Compartilhar:

A Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou ontem (2) o projeto de lei 6.034/2025, de iniciativa do governo do estado, que prevê mudanças expressivas na alíquota do Fundo Orçamentário Temporário (FOT); agora o projeto segue para sanção do governador Cláudio Castro.

No texto aprovado, o percentual de contribuição ao FOT, atualmente fixado em 10%, passará a 20% já no exercício de 2026, respeitado o prazo de 90 dias para produção dos efeitos do aumento da carga. O texto também estabelece uma elevação escalonada da alíquota até o fim do período de transição da Reforma Tributária, conforme as seguintes regras:

  • 25% em 2027;
  • 27% em 2028;
  • 30% em 2029;
  • 40% em 2030;
  • 50% em 2031;
  • 60% em 2032.

 

Esta proposta parte de um pacote de medidas fiscais do Executivo que busca ampliar a arrecadação estadual em meio ao processo de transição da Reforma Tributária nacional sobre o consumo e reduzir o déficit fiscal de R$ 18,93 bilhões previsto para 2026.

A medida deve afetar tanto os benefícios fiscais de ICMS concedidos após a vigência da nova lei, quanto àqueles não condicionados atualmente em vigor. Contribuintes que possuem benefícios fiscais condicionados terão um aumento fixado em 8,18%, chegando a um total de 18,18% devido a título de compensação ao fundo.

O PL 6.034/25 tramitou em regime de urgência. O governo afirma que a medida integra uma estratégia para recompor as finanças públicas e assegurar a sustentabilidade fiscal, porém o projeto apresenta fragilidades na perspectiva jurídica que podem suscitar contestações.

Bruno Frydman Menaged

Fernanda Rosa

Vinicius Cavalcanti

Como podemos ajudar?

Preencha o formulário e fale com a nossa equipe.

Ver Updates Relacionados

Foi votado na Câmara dos Deputados, na noite de terça-feira (10), o PL 14/2026 que trata da concessão de benefícios fiscais com redução de alíquota [...]

O estado do Paraná publicou o Decreto 12.556/2026 que altera o Regulamento do ICMS (RICMS/PR) para ampliar as hipóteses de diferimento desse imposto, passando a [...]