Martinelli Updates

Recordes de pedidos de propriedade intelectual em 2025 reforçam a inovação no Brasil

Compartilhar:

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) divulgou, no dia 12 de janeiro, o Boletim Mensal de Propriedade Industrial de dezembro/2025, com dados consolidados do ano passado e que revelam crescimento expressivo nos pedidos e nas concessões de direitos de propriedade intelectual no país.

Em 2025, o INPI registrou volumes expressivos de pedidos de registro de propriedade intelectual, com 29.557 depósitos de patentes, 504.461 pedidos de marcas, 9.872 registros de desenhos industriais e 7.236 pedidos de registro de programas de computador, reforçando o fortalecimento da cultura de proteção à inovação no Brasil.

Os dados divulgados pelo INPI evidenciam um movimento cada vez mais consistente de conscientização das empresas sobre a necessidade de proteger seus ativos intangíveis. O aumento do interesse por registros e depósitos demonstra que a propriedade intelectual passou a integrar a estratégia de negócios, inovação e competitividade das organizações.

O registro de marcas assegura exclusividade de uso, fortalece a identidade empresarial e reduz riscos de conflitos e disputas judiciais. Já o depósito de patentes é essencial para proteger soluções técnicas, garantir vantagem competitiva e viabilizar modelos de licenciamento, transferência de tecnologia e atração de investimentos.

A formalização desses direitos pela realização dos registros e depósitos no INPI contribui para valoração desses ativos das empresas, melhoria do posicionamento no mercado e maior segurança jurídica. Em um ambiente econômico cada vez mais globalizado e competitivo, empresas que não protegem suas criações correm o risco de perder exclusividade, mercado e oportunidades estratégicas.

Esses indicadores reforçam a importância de que empresas de todos os portes adotem uma gestão ativa de propriedade intelectual, alinhada às suas estratégias de inovação e crescimento sustentável.

Filipe Ribeiro

Vanessa Lima Nascimento

Como podemos ajudar?

Preencha o formulário e fale com a nossa equipe.

Ver Updates Relacionados

A Lei de Licitações (lei 14.133/2021) exige que os editais que dispõem sobre contratações de obras, serviços e fornecimento de grande vulto (acima de R$ [...]

O Brasil tem consolidado seu protagonismo internacional na agenda de integridade no setor privado, com reconhecimento em fóruns multilaterais e em relatórios de organizações como [...]