Martinelli Updates

Imóvel rural em área de fronteira? Saiba se sua empresa precisa regularizá-lo para garantir a propriedade

Compartilhar:

O prazo de ratificação de propriedade de imóveis rurais em área de fronteira, estipulado pela lei federal 13.178/2015, está se encerrando. Quando publicada, a lei estabeleceu o prazo de 10 anos para que os proprietários fizessem a validação.

Os proprietários de imóveis com origem em títulos de alienação ou de concessão de terras públicas expedidas pelos estados em faixa de fronteira devem ratificar a propriedade junto aos cartórios de registro de imóveis até 22 de outubro de 2025. A regra vale para todo os imóveis rurais, incluindo desmembramentos e remembramentos, devidamente inscritos no registro de imóveis anteriormente a publicação da lei e que excedem 15 módulos fiscais em região de fronteira. Vale lembrar que o tamanho do módulo fiscal pode variar de município para município.

Ao final do prazo estipulado na legislação, caso o processo não tenha sido realizado, ou seja identificada a improcedência do procedimento regularizador, o órgão federal responsável irá requerer o registro da propriedade em nome da União.

Se tiver dúvidas sobre a aplicação da legislação, nossos especialistas estão à disposição para dar mais detalhes.

* Larissa Dobis Pereira, advogada cível no Paraná

Maísa Beatriz A. Evangelista

Ricardo Bruno

Como podemos ajudar?

Preencha o formulário e fale com a nossa equipe.

Ver Updates Relacionados

Nesta sexta-feira (14), o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CG-IBS) lançou uma cartilha com orientações para a emissão de Nota Fiscal Eletrônica [...]

Nesta quarta-feira (12), a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça levou a julgamento o Tema 1319 dos repetitivos. Por unanimidade, os ministros decidiram de [...]