Martinelli Updates

Carf afasta tributação de contrato supostamente superfaturado investigado na Lava Jato

Compartilhar:

Por unanimidade, o colegiado afastou a cobrança de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) de uma offshore que, segundo o fisco, teria superfaturado um contrato de US$ 1 bilhão para a construção de plataformas de petróleo destinadas à exploração do pré-sal.

Para a fiscalização, a empresa incluiu despesas sem comprovação e realizou pagamentos considerados indevidos. A autuação foi realizada no âmbito da Operação Lava Jato, após a empresa ser mencionada em acordos de delação premiada. Apesar de os fatos terem sido objeto de investigação criminal, não houve denúncia por parte do Ministério Público.

A advogada representante do contribuinte, Bianca Rothschild, do Martinelli Advogados, argumentou que a fiscalização se baseou exclusivamente em relatos de delatores, sem provas concretas que confirmassem as acusações. Para a tributarista, os depoimentos não têm valor probatório por si só e não poderiam sustentar um auto de infração.

Venceu o posicionamento do relator, conselheiro Rafael Taranto Malheiros, que acolheu os argumentos da defesa. A turma concluiu que não há provas concretas nos autos capazes de sustentar o lançamento, e que delações premiadas não podem, por si só, embasar autuações fiscais.

 

Fonte: Jota Pro | Publicado em 25/6/2025.

Bianca Rothschild

Como podemos ajudar?

Preencha o formulário e fale com a nossa equipe.

Ver Updates Relacionados

Na tarde desta terça (15), representantes do Governo Federal e do Congresso Nacional não chegaram a um consenso quanto às alíquotas do IOF. A audiência [...]

O governo paranaense realizou recentemente duas importantes medidas para fomentar a cadeia produtiva do agronegócio local por meio dos FIDCs (Fundos de Investimento em Direito [...]

plugins premium WordPress